terça-feira, 11 de setembro de 2007

Cefetes de Nova Venécia será inaugurado em 2008


Nova Venécia - Os estudantes de Nova Venécia e da região que estão em busca de qualificação já podem comemorar. O Ministério da Educação (Mec) acaba de anunciar a inauguração do Centro de Educação Tecnológica (Cefetes) de Nova Venécia para o segundo semestre do ano que vem.
A notícia foi comemorada pelo prefeito Walter De Prá que em maio deste ano repassou ao MEC um imóvel de 56 mil metros quadrados onde funcionava uma antiga fábrica da Nestlé, que possui mais de dois mil metros quadrados de área construída. A área será aproveitada na montagem de toda a estrutura do Cefet.
´”É mais uma conquista histórica para Nova Venécia e desta administração que está dando prioridade à educação”, enfatiza De Prá, que designou a pedagoga Alexsandra Biral para providenciar todos os documentos exigidos pelo Ministério da Educação. “O projeto já está pronto e só estamos aguardando a visita dos técnicos do MEC”, disse ela.
Pelo cronograma divulgado pelo MEC no primeiro semestre de 2008 será feito um concurso público para a contratação de 50 professores e 60 técnicos. Já no segundo semestre serão abertas as inscrições para o processo seletivo e iniciadas as aulas.
Ainda não estão definidos todos os cursos que estarão disponíveis. O único confirmado pelo diretor do Cefetes no Estado, Jadir Pella, é um curso relacionado ao setor de rochas ornamentais. Entretanto, estão cogitados também cursos nas áreas de metalmecânica, têxtil, petróleo e gás, turismo e agricultura. O projeto do MEC prevê a abertura de 1.200 vagas para o Cefetes de Nova Venécia.
Além de Nova Venécia, também serão inaugurados no ano que vem, os Cefetes de São Mateus, Linhares, Aracruz e Cariacica. Já o de Ibatiba ficou para 2009 e o de Vila Velha para 2010.