terça-feira, 11 de setembro de 2007

Vereadores pedem abertura de CPI para apurar Pinheiros - A população do município de Pinheiros ficou chocada com a matéria publicada na edição n° 145


Pinheiros - A população do município de Pinheiros ficou chocada com a matéria publicada na edição n° 145 do Jornal O PONTO que mostrou a queima de medicamentos realizada pela prefeitura municipal de Pinheiros.
A denúncia partiu de funcionários da prefeitura municipal, que cansados do descaso da prefeitura municipal e da secretaria de saúde de Pinheiros revelaram que não é a primeira vez que o fato acontece no município.
Nenhuma autoridade do executivo prestou esclarecimentos sobre a realização da queima de aproximadamente uma basculante de remédios.
Outras autoridades locais também não manifestaram qualquer opinião relativa a queima dos medicamentos demonstrada em matéria publicada com foto pelo jornal.
A redação do Jornal O PONTO encaminhou nesta segunda-feira, 10 de setembro ofício a todos os vereadores questionando a opinião dos mesmos sobre a queima realizada pela prefeitura.
O questionário do ofício protocolado na Câmara Municipal de Pinheiros sob os nos 1.440 (Antônio Elpídio Gagno), 1.441 (Waldemar Batista), 1.442 (Efilintro Francisco de Almeida), 1.443 (Carlos Batista Monteiro), 1.444 (Otonílio Luz), 1.445 (Tadeu Sá), 1.446 (Édson), 1.447 (João Moreira Filho) e1.448 (Ayer Ribeiro - Gudé), continha o seguinte texto, enviado em papel timbrado:
ENTREGA URGENTE
Venho por meio deste solicitar ao Exmo. Vereador, que responda por escrito e nos remeta o mais rápido, para o nosso endereço, as perguntas abaixo relacionadas , visto que as mesmas serão publicadas na edição n° 146 de 11 de setembro de 2007.
1 – Qual a opinião de Vossa Exa. sobre a queima de medicamentos realizada pela Prefeitura Municipal de Pinheiros?
2 – Quais serão as providências a serem tomadas, sobre a queima de medicamentos realizada pela Prefeitura de Pinheiros, por Vossa Exa. e pela Câmara Municipal de Pinheiros?
3 – Vossa Exa. acha correta a queima de medicamentos pela Prefeitura Municipal, visto que a população não tem acesso gratuito aos medicamentos necessário para a cura de seus males?
Até o fechamento da edição apenas dois dos nove vereadores do município de Pinheiros responderam ao questionário solicitado pelo jornal, o vereador Ayer Ribeiro (Gudé) e o vereador Carlos Batista Monteiro (Fumim).

Gudé afirma estar indignado com a situação em que se encontra o município de Pinheiros: “O que está ocorrendo na Prefeitura de Pinheiros e na Secretaria de Saúde, é um total descontrole, quando é levado para a queima medicamentos, supostamente vencidos, sendo que se ocorreu o vencimento é porque não está havendo controle na compra de medicamentos que são usados pela população e ainda, pela falta de médicos para receitar o que também pode ter acarretado o vencimento dos remédios”.
Gudé afirma ainda que providências devem ser tomadas com relação a queima de medicamentos realizada pela prefeitura de Pinheiros. “Diante do acontecido, que ficou público, a providência a ser tomada é a abertura de uma CPI, para apurar e punir os responsáveis. E quero deixar bem claro que voto favorável para abertura da CPI”.
Gudé deixa claro ainda que não acha correta a queima de medicamentos. “Isso é um absurdo, como já disse, esses medicamentos devem ter sido queimados, por falta de controle da Prefeitura e da Secretaria de Saúde, principalmente pela falta de médicos no Município, que não passam remédios para a população e com isso os medicamentos ficam estocados, além de que se houvesse controle na compra, com certeza não estariam sendo queimados medicamentos”.
Para o vereador Fumim, a queima de medicamentos é um desrespeito com a população “A maioria dos postos de saúde não tem medicamentos para distribuir. A população carente muitas vezes não consegue se tratar porque não tem dinheiro para comprar medicamentos e a prefeitura de Pinheiros acha por bem queimar medicamentos sem nenhuma justificativa. Com isso a atual administração mostra que não tem controle de nada no município”.
Fumim acredita que a Câmara de vereadores deve tomar providências. “Todos nós vereadores devemos exigir explicações da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde. Somos representantes do povo e como tal devemos esclarecer este fato absurdo praticado pela prefeitura municipal”.
Fumim ressaltou ainda que a atitude da prefeitura torna duvidosa as atitudes da administração municipal. “Esta administração prova com a queima destes medicamentos, que suas ações não condizem com a realidade do nosso município. Nossa população é carente e necessita de cuidados médicos e de medicamentos para a cura e prevenção de doenças. Quando a prefeitura realiza a queima de medicamentos é sinal de que ela não governa para o nosso povo. Então para quem esta administração esta governando?”
Vale ressaltar que no município de Aracruz/ES a administração municipal está sendo investigada já que o Ministério Público apresentou denúncia sobre a queima ilegal de medicamentos no município. O prefeito municipal pode ser cassado caso as irregularidades sejam comprovadas. A população do município continua aguardando respostas das autoridades competentes e pede que o exemplo do município de Aracruz seja seguido em Pinheiros.